sexta-feira, 23 de março de 2012

O Projeto de Extensão O Cuidado com a Pressão Arterial




Autora: Profª M.S. Luana Campinho Rêgo

O Projeto de Extensão O Cuidado com a Pressão Arterial começa na hora das compras foi idealizado como um trabalho que pudesse envolver os alunos para uma problemática em saúde atual e que tivesse a educação como intervenção estratégica para prevenção e tratamento. Por que escolhemos a hipertensão arterial sistêmica (HAS)??
O mal da hipertensão arterial está crescendo no Brasil, e atinge um em cada quatro brasileiros adultos. Em Salvador a realidade não é melhor... em torno de 26% da população tem diagnóstico de hipertensão arterial, dados da VIGITEL (2009), mas acredita-se que, por ser uma doença sem sintomas, uma grande parte da população não saiba sobre sua condição de hipertenso... e essa porcentagem pode atingir mais de 40%!  E qual o problema de ser hipertenso??
A hipertensão arterial não se limita ao aumento da pressão exercida pelo sangue de dentro para fora nas artérias, mas pode atingir órgãos nobres...como o coração, que tem maior probabilidade de infartar ; o cérebro, que sofre mais com os AVCs, os rins que entram mais frequentemente em falência, na chamada insuficiência renal crônica. Em outras palavras, a hipertensão, quando não tratada, faz órgãos importantes entrarem em sofrimento e o indivíduo terá maior chance de morrer ou de ter que lidar com sequelas que irão diminuir sua qualidade de vida. Não é isso que queremos, não é mesmo?



O que devemos fazer, então??  A primeira recomendação para prevenir e tratar a hipertensão é o que todos nós já sabemos...Temos que diminuir o consumo de sal!! Você sabe que o brasileiro gosta muito de comer sal?? O brasileiro, em média, consome 12 gramas de sal por dia, mas o ideal seria consumir 5 gramas... Consumimos mais que o dobro! E olha que, nesta conta de quanto comemos, não foi contabilizado o que o brasileiro come de sal quando se alimenta fora de casa... Comemos mais que o dobro de sal indicado como ideal!!
Nosso trabalho se insere na necessidade de promover a redução do consumo de sal em alimentos... Como o brasileiro come cada vez mais alimentos industrializados, focamos os alimentos embalados. Como saber se um alimento embalado tem muito ou pouco sal? É simples, vamos ler os rótulos... Você sabe ler os rótulos nas embalagens de alimentos?? Pesquisa recente do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia mostrou que a maioria esmagadora dos 1.294 hipertensos perguntados não sabe ler os rótulos e não sabe fazer a relação entre o sal e o sódio descrito nas embalagens de alimentos.  Encontramos a necessidade... Realizar educação em saúde para promover a redução do consumo de alimentos processados com altos teores de sal através da escolha consciente na hora das compras...
Nosso objetivo, de outra forma explicada, é ensinar às pessoas a entender os rótulos de alimentos para que possam realizar suas escolhas de forma mais consciente. Nos eventos que já realizamos desde 2011, ensinamos como ler os rótulos, chamando a atenção para o conteúdo de sódio (substância que está no sal e que realiza o aumento da pressão arterial).  Abrimos uma mesa com produtos industrializados de altos teores de sódio (sal), que à primeira vista parece que estão em promoção (organizamos como a maioria dos supermercados faz quando expõe um produto em promoção)...na realidade, as porcentagens chamam a atenção para o conteúdo de sal  em uma única porção do alimento indicado. Acredite muitos dos alimentos expostos beiram 80 a 90% do sal que devemos consumir no dia inteiro em uma única porção...



A organização atrai os que passam e então aproveitamos para distribuir folders e explicar como realizar a leitura do conteúdo de sódio (sal) nos alimentos, através dos rótulos.
Aproveitamos a oportunidade para chamar a atenção de alguns dos principais fatores de risco à hipertensão arterial, o excesso de peso e o excesso de gordura localizada na barriga. Já é conhecido há bastante tempo que indivíduos com excesso de peso e, principalmente de acúmulo de gordura na região da barriga, tem maior chance de se tornar hipertensos... esta relação do aumento de peso com a hipertensão também vale para crianças e explica porque temos cada vez mais crianças hipertensas.
Nos eventos, além de aferir a pressão arterial, medimos a circunferência da cintura e calculamos o índice de massa corpóreo (IMC), através das medidas do peso e altura. Neste momento classificamos os indivíduos e explicamos qual a sua realidade em relação ao que é estipulado como normal.
Nosso primeiro evento ocorreu no Supermercado Extra da Paralela, em 29 de abril de 2011 (na semana de comemoração nacional do combate à hipertensão, realizado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia). Foi um sucesso, durante todo o dia, falamos com mais de 700 pessoas e medimos a pressão de mais de 500... Os funcionários da própria loja também participaram e gostaram tanto que estamos devendo a eles um evento exclusivo.





A repercussão foi ainda maior entre os alunos participantes.... É tão esplendorosa a alegria em poder ajudar ao próximo exercendo um pouco das suas futuras profissões, mesmo ainda tão iniciantes... que temos hoje uma lista que não para de crescer de alunos que querem participar.








O nosso segundo evento, em outubro de 2011, ocorreu na semana de Saúde do bairro Nordeste de Amaralina, lá na sua Unidade básica de saúde (antigo posto de saúde). O sucesso se repetiu e mais de 600 pessoas participaram, mesmo em baixo de chuva... Neste evento, coletamos, sob consentimento de cada participante, os dados mensurados de IMC e circunferência da cintura, e estamos em fase de análise para breve retorno à comunidade e publicação em revista científica e aqui neste blog.




O nosso terceiro evento, também em outubro de 2011, realizado na semana de Qualidade de Vida da DeVry Brasil, nos campus da própria Faculdade Área 1 e Ruy Barbosa, na paralela e Rio Vermelho, atendemos alunos, funcionários e professores e estamos muito felizes de contribuir de alguma forma na melhoria da saúde daqueles que convivemos e que tanto nos ajudam nas tarefas do dia a dia. O trabalho teve tão positiva repercussão que já estamos com novo evento agendado, para a próxima semana de Qualidade de Vida da DeVry Brasil, agora em 2012 e para a III Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia que ocorrerá em maio deste ano.




Estamos em fase de preparação da nossa terceira edição do projeto para a semana Nacional de Combate à Hipertensão que ocorrerá agora em abril... Continuem acessando o nosso blog... Em breve postaremos onde ocorrerão os eventos, serão muitos nesta edição... Esperamos a sua participação... Até lá!



Nenhum comentário:

Postar um comentário